Diário da Crise 31/05/2016

Joseph_Mallord_William_Turner_-_The_Fifth_Plague_of_Egypt_-_Google_Art_Project
J. M. W. Turner – A quinta praga do Egito.

A Nação aguarda os desdobramentos da mais explosiva de todas as delações premiadas da operação Lava Jato: a de Marcelo Odebrecht. O que virá ainda é mistério, mas uma única certeza todos temos: o depoimento cavará um pouco mais o poço fundo de indignidades da política nacional.

Depois de tantas revelações, a pátria distraída acorda aos poucos para a realidade e torce para que, após a sucessão de tragédias, sobrevenha um novo tempo, em que ética não seja uma palavra meramente retórica.

Esperança tênue em meio a um céu cinzento, mas, ainda assim, é esperança.… leia mais

Diário da Crise 28/05/2016

DragonO Brasil parece ter se habituado à crise. A sensação que se tem é que o ódio há tanto tempo alimentado tornou-se um vício, uma necessidade imperiosa. Não bastasse a gravidade dos problemas reais, o mundo virtual empenha-se em potencializar cada episódio, agravando-o muito, politizando-o ao máximo e explorando-o à exaustão.

No cenário político, a cada dia surgem novidades, revelações, conversas gravadas e entrevistas que, aparentemente, expõem os corredores ocultos da política nacional. Entretanto, ao bom observador, não escapa a possibilidade de muitos desses episódios serem como as imagens do teatro de sombras, em que as fortes cenas apresentadas ao público são cuidadosamente construídas nos bastidores por hábeis artistas que sabem manipular os personagens e as emoções da plateia.

leia mais

Poema para meu pai

Mãe e pai 002Naquela terra onde o corpo de meu pai repousa,

os bichinhos se alimentam dos olhos que beijei,

das mãos que me abençoaram,

do sorriso que nunca esqueço.

Aos poucos mergulha na natureza.

Ossos, bigode, cílios e dedos tornam-se pó,

misturados a insetos e raízes.

O corpo de meu velho agora é terra vermelha.

Mas, ali,

na esquina onde tudo se torna imponderável,

sei que seus olhos me seguem,

mansos e doces como sempre.

Aguardo, quase inquieta,

pelo dia em que te honrarei de novo.

E tu. Ah, tu abrirás os braços,

e eu serei criança outra vez.

—-

Pai, há doze anos esse dia sempre inicia com o vácuo de abrir os olhos e não ter mais o feliz dever de te abraçar, entregar o presente e ficar para o almoço.  … leia mais

Casa de flores

Irises-Vincent_van_Gogh
Íris. Vincent van Gogh.

-Vou te fazer uma casa, Soninha.

– Pode ser feita de flor?

E deste dia em diante, ele colheu flores.  Paredes de girassóis, uma porta de rosas: vermelhas, amarelas, brancas.

Janelas de violetas, tapetes de margaridas e um teto de orquídeas. Para vigiar, dentes de leão. Na penteadeira, brincos de princesa. Na sala, lanternas chinesas e a mesa tecida de hortênsias.

Ela leu recostada em íris azuis e amou entre amendoeiras em flor.

Dormiu na cama feita de lírios, coberta por lençóis de angélicas e jasmins.

Um dia acordou e havia, ao lado da cama, uma champa – flor de Bengala.… leia mais

Diário da Crise 24 e 25/05/2016

Esperança hope Assistants_and_George_Frederic_Watts_-_Hope_-_Google_Art_Project
Esperança. George Frederic Watts.
Nossa esperança brasileira, nesses tempos sombrios, parece a imagem criada por George Frederic Watts: frágil e curvada, segura uma lira de madeira em que apenas uma corda ainda está intacta. Em meio ao ambiente desolado de verdes e cinzas, ela se inclina sobre a lira, tentando ouvir a música que resta. Não, não é uma esperança que se enche de alegres expectativas. Silenciosa, sofre ainda o impacto das mazelas que escaparam da caixa de Pandora. Ela apenas aguarda o futuro, de olhos vendados. Assim como nós, que só agora nos demos conta da própria cegueira e desconhecimento sobre o que ocorre no cenário da política nacional.… leia mais

Diário da Crise 23/05/2016

Patriot
Fred Einaudi. Patriot.

A semana iniciou com duas notícias importantes. Antes das 8h da manhã, o país já se via às voltas com a 29a. fase da Operação Lava Jato e a manchete do jornal Folha de São Paulo, que noticiava uma conversa entre o ministro do Planejamento, Romero Jucá, e o ex-presidente da Transpetro Sérgio Machado sobre formas de estancar os problemas causados pela Lava Jato.

Menos de dez horas após a publicação do teor das conversas, Jucá anunciou seu afastamento do cargo. O presidente interino, Michel Temer, divulgou nota confirmando a saída do ministro “até que sejam esclarecidas as informações divulgadas pela imprensa”.… leia mais

Capitão de minha alma

Não quero a tua esplêndida gaiola!
Pois nenhuma riqueza me consola de haver perdido aquilo que perdi…

Olavo Bilac (Pássaro cativo)

mirror2
René Magritte. O Falso Espelho.

A mente livre me fascina – admito. Tenho um prazer quase voluptuoso ao pensar nesse território único onde sou legislativo, executivo, judiciário e, por vezes, até o poder moderador. Nele, subverto regras, rio de mim mesma, crio sistemas e escrevo a minha própria constituição. Nas estantes invisíveis de minha mente vivem minha família, professores, amigos, os livros de minha experiência e todos os autores que li. Poetas e filósofos, economistas e oradores da antiguidade por vezes se engalfinham e lutam para se sobrepor.… leia mais

Diário da Crise 20 e 21/05/2016

janus
Janus.

Os dois principais fatos do fim de semana são o anúncio da nova meta fiscal e a mais recente fase da operação Lava Jato, chamada de operação Janus, que investiga a participação do ex-presidente Lula em um esquema de tráfico de influência internacional.

Janus (ou Jano) é uma divindade romana associada a transições, inícios, decisões e escolhas. É geralmente representada por um homem de barba, cuja face dupla simboliza o passado e o futuro. Metáfora poética da força tarefa da Lava Jato.

A outra notícia deve ser acompanhada pela Nação com o mesmo interesse que os trabalhos na Comissão do Impeachment no Senado.… leia mais

Diário da Crise 18/05/2016

Chaos_-_Google_Art_Project
George Frederic Watts. Caos

Pela primeira vez após o afastamento de Eduardo Cunha, a Câmara dos Deputados teve uma sessão de votação e aprovou  a Medida Provisória de combate ao zika vírus. Não havia clima na Casa desde que o presidente interino, Waldir Maranhão, tentou revogar a decisão do plenário que autorizava a abertura de processo de impeachment contra a presidente Dilma Rousseff. Os últimos dias foram de intensa pressão para que Maranhão renunciasse. Sem sucesso.

Os aliados do presidente interino Michel Temer se alarmaram com a possibilidade da situação se prolongar e paralisar o novo governo. A solução mais rápida era deixar Maranhão como peça decorativa, enquanto assumiria de fato a função o terceiro vice-presidente da Câmara, deputado Beto Mansur (PRB-SP).

leia mais

Diário da Crise 17/05/2016

DisintegrationofPersistence
Desintegração da Persistência da Memória. Salvador Dalí.

Hoje o ministro da Fazenda, Henrique Meirelles anunciou os primeiros nomes da nova equipe econômica e, simultaneamente, estabeleceu uma nova forma de se relacionar com a imprensa.  Saem de cena os slogans e metas ambiciosas, por vezes inatingíveis; entram o pragmatismo e a indiferença a pressões dos jornalistas. Meirelles foi bastante claro: pretende anunciar medidas somente após um diagnóstico sério e uma elaboração cuidadosa. “Vou devagar porque tenho pressa”, repetiu. E com isso reiterou que não tomará medidas que poderão ser modificadas por causa do humor político. O foco do ministro está no mercado, a quem deseja transmitir estabilidade e confiança.… leia mais