A história e a literatura estão repletas de personagens trágicos vitimados pela própria ambição. Muitos deles ligados a mulheres tão ávidas pelo poder quanto seus parceiros. Seduzidos por luxo e riquezas, acreditam-se imunes à queda. Não raro o destino os mantém unidos também quando termina o período de fartura e brilho e se inicia o tempo da punição pelos excessos.
Hoje, o presidente afastado da Câmara, Eduardo Cunha, e sua mulher, a jornalista Claudia Cruz, parecem ter chegado aos umbrais que separam o poderio da decadência. O Diário da Crise é sobre eles, tema das principais manchetes do dia.
Para ilustrar, a pintura de Jacques-Louis David que mostra o personagem mais representativo do orgulho desmedido: o poderoso Napoleão Bonaparte, que coroou a si mesmo, aterrorizou a Europa e terminou seus dias no exílio da ilha de Santa Helena.
O general Bonaparte foi surpreendido por um inimigo inesperado: o rigor do inverno russo. Eduardo Cunha também subestimou o rigor de um adversário: a postura ética e profissional da Força Tarefa da Operação Lava Jato.
Eis as principais notícias do dia:
- Supremo dá 5 dias para Eduardo Cunha se defender em ação penal. Deputado afastado é investigado por ter recebido ao menos US$ 5 milhões em propina. Leia.
- Sérgio Moro desmonta álibi de Eduardo Cunha sobre truste. Segundo o juiz, as contas e os valores “aparentam ser apenas empresas de papel, sem existência física ou real”. Leia.
- Mulher de Eduardo Cunha vira ré na Lava-Jato por lavagem de dinheiro. Leia.
- Cunha pede para apresentar defesa antes de STF decidir pedido de prisão. Leia.
- Sob risco de prisão, Cunha pressiona partidos para tentar salvar mandato. Para ajudar deputado, PR troca integrantes da comissão que votará mudança de regra. Leia.
- Dinheiro público foi convertido em sapatos e roupas de grife’, diz MPF. Declaração é sobre gastos da mulher de Eduardo Cunha, Cláudia Cruz. MPF diz que dinheiro gasto por ela tinha origem em propina para Cunha. Leia.
- Procurador diz que mulher de Cunha ocultou US$ 1 milhão em contas secretas. Leia.
- Delator diz que propina paga a Cunha também foi depositada no Uruguai. Fábio Cleto, ex-executivo da Caixa, liga deputado afastado a doleiro investigado. Leia.
- ‘Governo não é ação entre amigos’, diz Temer ao negar que ajude Cunha. Leia.
- Antes da denúncia, Cunha tentou tirar de Moro investigação contra a mulher. Leia.
- A história de amor e luxo de Eduardo Cunha e Claudia Cruz em fotos. Leia.
Ao jornalista , manter e conciliar previsão e elegância é muitas vezes difícil . Parabéns mais uma vez, Sonia Zaghetto! Enquadrar as situações atuais ao longo da história é trabalho minucioso e sutil. Obrigada.