Diário da Crise 09/06/2016

A história e a literatura estão repletas de personagens trágicos vitimados pela própria ambição. Muitos deles ligados a mulheres tão ávidas pelo poder quanto seus parceiros. Seduzidos por luxo e riquezas, acreditam-se imunes à queda. Não raro o destino os mantém unidos também quando termina o período de fartura e brilho e se inicia o tempo da punição pelos excessos.

Hoje, o presidente afastado da Câmara, Eduardo Cunha, e sua mulher, a jornalista Claudia Cruz, parecem ter chegado aos umbrais que separam o poderio da decadência. O Diário da Crise é sobre eles, tema das principais manchetes do dia.

Para ilustrar, a pintura de Jacques-Louis David que mostra o personagem mais representativo do orgulho desmedido: o poderoso Napoleão Bonaparte, que coroou a si mesmo, aterrorizou a Europa e terminou seus dias no exílio da ilha de Santa Helena.

O general Bonaparte foi surpreendido por um inimigo inesperado: o rigor do inverno russo. Eduardo Cunha também subestimou o rigor de um adversário: a postura ética e profissional da Força Tarefa da Operação Lava Jato.

Eis as principais notícias do dia:

  1. Supremo dá 5 dias para Eduardo Cunha se defender em ação penal. Deputado afastado é investigado por ter recebido ao menos US$ 5 milhões em propina. Leia.
  2. Sérgio Moro desmonta álibi de Eduardo Cunha sobre truste. Segundo o juiz, as contas e os valores “aparentam ser apenas empresas de papel, sem existência física ou real”. Leia.
  3. Mulher de Eduardo Cunha vira ré na Lava-Jato por lavagem de dinheiro. Leia.
  4. Cunha pede para apresentar defesa antes de STF decidir pedido de prisão. Leia.
  5. Sob risco de prisão, Cunha pressiona partidos para tentar salvar mandato. Para ajudar deputado, PR troca integrantes da comissão que votará mudança de regra. Leia.
  6. Dinheiro público foi convertido em sapatos e roupas de grife’, diz MPF. Declaração é sobre gastos da mulher de Eduardo Cunha, Cláudia Cruz. MPF diz que dinheiro gasto por ela tinha origem em propina para Cunha. Leia.
  7. Procurador diz que mulher de Cunha ocultou US$ 1 milhão em contas secretas. Leia.
  8. Delator diz que propina paga a Cunha também foi depositada no Uruguai. Fábio Cleto, ex-executivo da Caixa, liga deputado afastado a doleiro investigado. Leia.
  9. ‘Governo não é ação entre amigos’, diz Temer ao negar que ajude Cunha. Leia.
  10. Antes da denúncia, Cunha tentou tirar de Moro investigação contra a mulher. Leia.
  11. A história de amor e luxo de Eduardo Cunha e Claudia Cruz em fotos. Leia.

 

 

 

Um comentário em “Diário da Crise 09/06/2016

  • junho 10, 2016 em 5:18 am
    Permalink

    Ao jornalista , manter e conciliar previsão e elegância é muitas vezes difícil . Parabéns mais uma vez, Sonia Zaghetto! Enquadrar as situações atuais ao longo da história é trabalho minucioso e sutil. Obrigada.

    Resposta

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *