Ovo de girafa

April, girafa que vive no Animal Adventure Park, em Harpursville, New York, está prestes a ter um bebê. Nenhuma novidade. Há milhares de anos as girafas põem no mundo suas girafinhas sem que isso cause qualquer comoção. Não April. Não em época de redes sociais.

Há quatro dias as pessoas observam April por uma câmera instalada em seu quartinho (veja aqui). Aguardam pelo nascimento do bebê. A certa altura, trinta mil pessoas do mundo inteiro espiavam juntas a girafa andar de um lado para o outro, comer verduras e lamber a câmera.

Nada acontecia, mas essa contemplação voluntária parece ter feito muito bem a todos. Havia um clima de encantamento, de alegria e de expectativa. Em torno de April, caíram por alguns dias as barreiras de ódio que caracterizam esse novo mundo de integração global. Nada de briga política ou ataques pessoais. De repente, algum engraçadinho disse que a girafa poria um ovo. Foi o suficiente para os americanos online demonstrarem ao mundo seu senso de humor. No BuzzFeed pipocaram piadas de todos os tipos sobre ovos de girafa. Não demorou muito e tinha gente do planeta inteiro participando da brincadeira.

Entre as piadinhas que eu mais gostei estão as que garantiam que ovos de girafa eram usados como moedas na antiguidade (Nick Kost) e estas aqui: “Sou uma girafologista certificada e garanto que girafas, de fato, põem ovos” (Meghan Sophia Miroslaw); “Eu não posso acreditar que as pessoas passaram os últimos 10 minutos assistindo a isso. Vocês não tem emprego?!, diz que o sujeito que passou os últimos 10 minutos assistindo às pessoas assistirem a um girafa pôr um ovo” (Kimberley Jane); “Girafato: o leite de girafa é o mais doce do mundo e é vendido como creme para café a preços estratosféricos no Japão (Dan Metheny); “Esta será a primeira vez que testemunharei uma girafa colocando um ovo. Mal posso esperar para ver a beleza disso”(Alex Delikat); “Fato divertido: ovos de girafa vêm com pára-quedas minúsculos anexados para aliviar o impacto da queda” (Michael Tinoco); “Fato: Em 1946, o GERC, com sucesso, eclodiu o primeiro ovo de girafa no espaço! Um grande ano para as relações humano-girafais. #quanto mais você sabe” (Richard Hendricks);  “Onde está a girafa doula de April? É por isso que ela não pode dar à luz … ela está esperando a doula!”(Jeanette Pangilinan); “Se forçada a viver num habitat de água, uma girafa desenvolverá brânquias e começará sua vida em seu estado anfíbio menos conhecido”(Robinson Conagher); “Já decidiram nomear o bebê Eggward?” (Sarah Tran); “Fato divertido: O papel de Hermione será interpretado por uma girafa no futuro Harry Potter”(Brian L Pirch); “Ovos de girafa são de borracha para que eles não quebrem depois de fazer a longa descida ao chão”(Casey Turner); “Um ovo de girafa realmente se transforma em um raro pokemon” (Nathan Doherty); “Finalmente uma gravidez que ofusca a de Beyoncé!! Vai, April!”(Mollie Solley-Thomas) e “O feiticeiro russo Rasputin sobreviveu a várias tentativas de assassinato. Seu segredo? Um ovo de girafa habilmente escondido em seu manto” (David Coble).

Evidentemente há os que não tem senso de humor algum. Houve quem não entendesse as piadas e se mostrasse indignado por as pessoas acharem que girafas punham ovos. E quem reclamasse que Oliver, o pai da girafinha, estava afastado da mãe. O zoo explicou que, na natureza, girafas macho não participam da criação dos filhotes e, por isso, era perigoso deixá-lo no mesmo local em que está April. Uma pessoa clamava em espanhol que era “um absurdo filmarem um momento tão íntimo” e alguns auto proclamados defensores dos direitos dos animais conseguiram, por algumas horas, tirar o vídeo do ar, denunciando-o ao You Tube como nudez e conteúdo sexual. Wow! E, óbvio, houve alguns que balançaram gravemente as nobres cabeças ao apontarem como as girafas estavam sendo exploradas comercialmente. Felizmente, não chegaram nem a arranhar o bom humor geral. Ninguém deu bola e eles foram soterrados pela avalanche de risadas.

Enquanto o bebê de April não chegava, os ansiosos aproveitavam para ver os vídeos relacionados no You Tube, como o dessa girafa nascendo no zoo de Dallas ou o parto de tigrinhos gêmeos. Pelos comentários, eram os mesmos que subitamente redescobriram a mágica de apreciar a natureza em toda a sua crueza e fascínio.

À parte de todas essas discussões e descobertas, desfrutei, deliciada, o momento em que milhões de pessoas pararam tudo o que estavam fazendo a fim de ver o milagre de uma nova vida chegando ao mundo. Uma girafinha. E pode existir algo mais encantador do que essa palavra gi-ra-fi-nha? Ela rola pelo coração da gente, fazendo cócegas do cérebro e arrancando sorrisos. Seja bem-vinda, Girafinha que encheu o mundo de risos e nos tornou crianças de novo por algumas horas.

— .. —

Ilustração de Sergio Bustamante. Egg Hatching.

 

2 comentários em “Ovo de girafa

  • março 5, 2017 em 11:43 am
    Permalink

    Perfeito!!! Ficou show 👏👏👏

    Resposta
  • março 5, 2017 em 6:06 pm
    Permalink

    Adorei 👏👏👏😍😘

    Resposta

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *