31 de Março de 2020
O Brasil registra 5.717 infectados e 201 mortes confirmadas. No mundo, a pandemia já atingiu 837.134 pessoas e causou 37.307 mortes.
As principais notícias são relacionadas ao tom mais moderado do pronunciamento feito pelo presidente Jair Bolsonaro, em rede nacional. Ontem, ainda, uma entrevista coletiva dos ministros Luiz Mandetta (Saúde), Paulo Guedes (Economia) e Sérgio Moro (Justiça) apresentou os dados mais recentes da pandemia de coronavirus no Brasil e as principais medidas tomadas pelo governo federal para conter o avanço da doença no País.
O ministro Mandetta informou que a pasta vai começar esta semana a fazer um disparo em massa de ligações telefônicas para a população. O objetivo é fazer uma triagem à distância e acompanhar riscos de contaminação pelo novo coronavírus, a fim de evitar uma sobrecarga no sistema de saúde.
Diante da série de boatos que surgiram nas redes sociais sobre atestados de óbito e funerais dos que faleceram em decorrência de Covid-19, publicamos os links diretos para conhecer as regras que regem o manejo das vítimas da pandemia. Conheça as orientações formais para a emissão do atestado de óbito em São Paulo e o protocolo para funerais por Covid-19, definido pelo Ministério da Saúde.
A imagem do dia vem dos Estados Unidos. Mostra um casal de judias que sobreviveu às grandes catástrofes do século XX – gripe espanhola, Grande Depressão, Holocausto e Segunda Guerra Mundial. Aos 101 anos, a poetisa e ativista Naomi Replansky e sua esposa, Eva Kollisch, 95, dizem que o confinamento não as incomoda. As duas, praticantes do Budismo, tentam se proteger da Covid-19.
Estatísticas
Houve 1.138 novas confirmações de Covid-19 em 24 horas, no Brasil. Um total de 42 pessoas morreram em decorrência da doença. O maior número de casos de Covid-19 está em São Paulo (2.339 infectados, 136 mortes) e o menor em Rondônia (8 infectados, uma morte). Todos os estados têm casos, 18 com óbitos: São Paulo, Rio de Janeiro (23), Ceará (7), Pernambuco (6), Rio Grande do Sul (4), Piauí (4), Paraná (3), Amazonas (3), Bahia (2), Distrito Federal (3), Minas Gerais (2), Santa Catarina (2), Alagoas (1), Maranhão (1), Rio Grande do Norte (1) Goiás (1), Rondônia (1) e Mato Grosso do Sul (1). A taxa de letalidade permaneceu a mesma de ontem: 3,5%. Apenas os estados do Acre, Amapá, Pará, Roraima, Tocantins, Paraíba, Sergipe, Espírito Santo e Mato Grosso não têm, até o momento, mortes confirmadas pela doença.
Principais Notícias
Bolsonaro faz discurso em tom mais comedido. Assista aqui.
Pronunciamento mais brando de Bolsonaro foi vitória da ala moderada. Leia.
Governo usará inteligência artificial para fazer consulta à distância e mapear riscos do coronavírus. Saiba mais.
Mandetta diz que isolamento social evitou disparada de casos no Brasil. Leia.
Ministro da Saúde diz que um só hospital (Prevent Senior) registra 79 das 136 mortes por coronavírus em São Paulo. Leia.
Câmara dos Deputados aprova projeto que proíbe exportação de produtos médicos durante pandemia. Entre os produtos contemplados estão luva, avental, óculos de proteção, gorro e máscaras cirúrgicas. Leia.
Paulo Guedes diz que medidas econômicas contra coronavírus já chegam a 2,6% do PIB. Segundo o ministro, rombo nas contas públicas já ultrapassa 5% do PIB e vai subir porque ‘não vai ficar nenhum brasileiro para trás’. Leia.
Brasil vai prorrogar fechamento da fronteira com a Venezuela. Leia.
Coronavírus: Moro descarta soltura de presos em massa e nega casos confirmados no sistema prisional. Leia.
Sérgio Moro autoriza Força Nacional nas ações de prevenção e combate ao novo coronavírus. Leia.
Aldeia no Amazonas registra primeiro caso de coronavírus entre indígenas no Brasil. Leia.
Justiça federal proíbe governo de veicular campanha contra isolamento social. Leia.
Veja os números da pandemia de coronavírus diretamente na página do Ministério da Saúde. No mesmo local está disponível o vídeo da entrevista coletiva dos ministros Luiz Mandetta, Paulo Guedes e Sérgio Moro. Assista aqui.
Internacional
Trump anuncia que os EUA vão passar por duas semanas “muito, muito dolorosas” e acrescentou que é uma questão “de vida ou morte” seguir as orientações de distanciamento social por mais 30 dias. A Casa Branca apresentou nesta terça-feira (31) projeções sombrias sobre o avanço do coronavírus nos EUA e indicou que entre 100 mil e 240 mil pessoas devem morrer no país nos próximos meses, mesmo com a adoção de medidas de distanciamento social. As previsões aconteceram no dia em que os EUA registraram 785 mortes em um dia, totalizando 3.700 óbitos. Leia.
Itália e Espanha têm mais de 1,6 mil mortos pelo coronavírus em 24 horas. Estados Unidos e França ultrapassam a China em número de infectados. Leia.
Para pensar
Assista à entrevista do biólogo Atila Iamarino sobre o coronavírus. Doutor em microbiologia pela USP, com pós-doutorado em Yale, ele participou do programa Roda Viva. Clique aqui para assistir.
Utilidades
O jornal Folha de São Paulo fez um completo guia de livros gratuitos, filmes, shows, óperas e museus que estão à disposição de quem está de quarentena. Acesse aqui.
Longe das escolas: o que pais podem fazer para estimular o aprendizado de seus filhos em casa em tempos de coronavírus. Leia.
Psiquiatra Adriano Segal ensina como cuidar da mente nos tempos de Covid. Assista aqui.
Ministério da Saúde lança canal para atender população no WhatsApp, pelo telefone: +55 (61) 9938-0031. Saiba mais.
O jornal O GLOBO lançou guia gratuito para combater a ansiedade e ajudar a manter a mente sã. Especialistas dão dicas para uma rotina equilibrada e saudável durante o isolamento, evitando estresse e ansiedade. Leia aqui.
Boas notícias
40 milhões de equipamentos de proteção serão distribuídos aos profissionais de saúde no Brasil. Leia.
Brasileiro lidera iniciativa nos EUA para achar tratamento contra novo coronavírus. Filho de cientistas, imunologista Michel Nussenzweig é estudioso de ponta do uso de anticorpos no combate ao HIV. Leia.
Casal que sobreviveu à gripe espanhola, à Grande Depressão e ao Holocausto agora se protege da Covid-19. Aos 101 anos, a poetisa e ativista Naomi Replansky e sua esposa, Eva Kollisch, 95, estão ansiosas com o que têm perdido por não saírem de casa. Leia (em português) e a reportagem original (em inglês) no The New York Times.
Senado votará projeto que prevê suspensão de pagamento de aluguel por locatários atingidos pela crise. Leia.
Como contribuir
- o Instituto Ronald McDonald lançou a campanha virtual “Vamos vencer juntos o coronavírus”, para pedir o apoio de empresas e pessoas físicas com a intenção de manter seus projetos e ajudar as crianças e adolescentes com câncer, pois apresentam um quadro de imunidade muito frágil devido ao tratamento oncológico, sendo mais um perfil no grupo de risco. Visite o site.
- O Ministério da Saúde criou um canal para receber doações de insumos, materiais e equipamentos para o combate ao coronavírus. Para ajudar, basta enviar e-mail para juntoscontracovid19@saude.gov.br e informar o que pode doar, além das especificações do item e a nota fiscal ou declaração de propriedade. Entre os itens que podem ser doados estão desde máscaras, respiradores a equipamentos para realização de exames, como tomógrafos. Podem doar cidadãos e empresas nacionais ou estrangeiras, organizações internacionais ou mesmo países. A abertura do chamamento público para recebimento de doações foi publicada hoje (26), no Diário Oficial da União.
- O Hospital Universitário Pedro Ernesto e a Piquet Carneiro Policlínica – que se preparam para dar suporte à população do Rio de Janeiro na crise do coronavirus – lançaram ontem uma campanha de arrecadação, uma vez que há necessidade de um grande volume de equipamentos e insumos, os quais extrapolam o orçamento das duas instituições. A campanha busca o apoio de empresários, ex-alunos e da comunidade para instalar mais 50 leitos de CTI, a um custo unitário estimado de R$ 100.000,00 cada um. Os leitos serão fundamentais para o suporte respiratório dos pacientes mais graves, aumentando as chances de recuperação. Toda e qualquer contribuição é bem vinda, seja para a aquisição e instalação de leitos de CTI, seja para aquisição de material de proteção individual e insumos para o combate ao COVID-19.
Banco Bradesco – Ag. 6897 – conta 11-6.
ERJ-UERJ/DAF – CONTA MOVIMENTO.
CNPJ 33.540.014/0001-57.
3 Continua, em todo o País, uma série de campanhas para arrecadar dinheiro e equipamentos de proteção para profissionais de saúde. Se quiser fazer alguma doação, clique neste link e escolha uma entre as iniciativas.
4. Dois movimentos destinados à filantropia lançaram campanha conjunta, para convencer grandes fortunas brasileiras a doarem para o combate ao coronavírus. O objetivo é levantar recursos em um fundo emergencial para a compra de material hospitalar e equipamentos por quatro instituições públicas de saúde. A campanha usa a plataforma de crowdfunding (financiamento coletivo) para causas sociais BSocial. Clique aqui para acessar o site.
Em tempo real
Para acompanhar a evolução do número de casos e óbitos no Brasil, clique aqui.
Mapa da Covid-19 no planeta. Para acompanhar a pandemia no planeta clique aqui
Combate às Fake News
Recebeu no WhatsApp algum vídeo assustador ou notícia sobre métodos caseiros para se proteger do coronavírus? Melhor checar antes de espalhar a novidade. Veja as nossas sugestões: você pode entrar na página do Ministério da Saúde (clique aqui) e conferir se não é boato, alarmismo ou fake news. Outra opção é entrar na página do jornal O Estado de São Paulo, especialmente dedicada às Fake News ou do jornal O Globo, que acaba de lançar uma plataforma que ajudar a população a se manter informada sobre tudo o o coronavírus. Clique aqui para acessar a plataforma. Há também uma seção inteira da Folha de São Paulo que você acessa clicando aqui.
TV italiana não abordou o coronavírus em 2015, como circula nas redes sociais. Publicações enganosas distorcem conteúdo ao sugerirem que a Covid-19 foi criada em laboratório. Saiba mais.
***
Imagem: Eva Kollisch, (esquerda) e Naomi Replansky. Foto de Mary-Elizabeth Gifford/The New York Times.