A edição de 20/21 de abril é dedicada a Frederic Jota, médico que estava na linha de frente do tratamento a pacientes vítimas do Covid-19 em São Paulo. Ele morreu esta semana, aos 32 anos. Nascido em Castanhal (PA), Frederic passou em primeiro lugar curso de Medicina da Universidade Federal do Pará. Ontem, ele foi homenageado no condomïnio em que morava e nos locais de trabalho.

Os destaques do noticiário são relacionados à mudança de comando no Ministério da Saúde e ao colapso do sistema de saúde de Manaus, onde a prefeitura usa uma retroescavadeira para abrir valas coletivas a fim de sepultar os cadáveres das vítimas de covid-19.

Mas há boas notícias: idosos que sobreviveram à doença no Brasil e o fato de que, pela primeira vez em duas semanas, morreram menos de 5 mil pessoas por Covid-19 no mundo.

A imagem do dia vem da Itália. Giorgio e Rosa estão casados ​​há 52 anos. Ele está internado em Cremona com quadro de pneumonia por Covid-19, desde o dia 17 de março. Rosa também foi hospitalizada dias depois. Com o tempo, a saúde de ambos melhorou e em breve eles terão alta. Como não se viam há semanas, a equipe de saúde decidiu reuni-los. O resultado foi uma sequência de fotos que se tornaram virais em poucas horas: “São retratos de amor, que falam mais de mil tratados e textos”, disse Franco Spinogatti, diretor de serviços psiquiátricos do Hospital de Cremona.

Estatísticas

As secretarias estaduais de Saúde divulgaram, até as 19h40 desta terça-feira (21), 43.368 casos confirmados de infectados pelo novo coronavírus (Sars-Cov-2) no Brasil, com 2.761 mortes pela Covid-19.

As mortes estão concentradas nos estados de São Paulo (1.093), no Rio de Janeiro (461) e em Pernambuco (260), e crescem em ritmo acelerado: quase mil delas ocorreram nos últimos sete dias.

Eis o número de mortes nos demais estados: Ceará (215), Amazonas (193), Maranhão (60), Paraná (51), Bahia (47), Minas Gerais (44), Pará (38), Santa Catarina (35), Espírito Santo (34), Paraíba (33), Rio Grande do Norte (28), Rio Grande do Sul (27), Distrito Federal (24), Goiás (19), Alagoas (19), Piauí (14), Amapá (13), Mato Grosso (6), Mato Grosso do Sul (6), Sergipe (5), Acre (8), Rondônia (4), Roraima (3) e Tocantins (1).

Notícias do dia

Coronavírus: uso de dados de geolocalização contra a pandemia põe em risco sua privacidade?. Leia

O presidente Jair Bolsonaro (sem partido) quer indicar o general Eduardo Pazuello​ para assumir temporariamente como número 2 do Ministério da Saúde e montar uma equipe-tampão na pasta durante a pandemia do novo coronavírus, enquanto o ministro Nelson Teich seleciona equipe definitiva. Leia.

Prefeito de Manaus chora e pede ajuda ao governo federal. Arthur Virgílio fala em calamidade ao descrever explosão do número de mortes, escavadeiras abrindo covas para enterros coletivos e colapso do sistema de saúde na cidade. Leia.

Após anunciar a instalação de contêineres frigoríficos no cemitério público Nossa Senhora Aparecida, a Prefeitura de Manaus informou que está fazendo valas comuns para enterrar vítimas do novo coronavírus. Leia.

22 milhões vivem em regiões críticas para epidemia do coronavírus. Leia.

Brasil segue EUA e deixa de apoiar medida da ONU de cooperação contra coronavírus. Leia.

Médico que morreu após tomar hidroxicloroquina na BA teve remédio receitado por hospital estadual. Leia.

O casal de idosos que descobriu por acaso a covid-19 e venceu a doença em Alagoas. Leia.

Solidariedade S/A: equipamentos para pacientes de Covid-19 e consultoria gratuita para governos estaduais. Leia.

Em 4 semanas, RJ tem mais internações por síndromes respiratórias que em todo 2019. Leia.

Coronavírus também pode causar problemas neurológicos a médio e longo prazo, aponta estudo. Leia.

Internacional

Pela 1ª vez em 2 semanas, morrem menos de 5 mil pessoas por Covid-19 no mundo. Leia.

Escolas vão reabrir em ao menos 8 países europeus, com distanciamento entre alunos. Leia.

Os hospitais no Japão estão cada vez mais afastando pessoas doentes, à medida que o país luta contra o aumento de infecções por coronavírus e seu sistema médico de emergência entra em colapso. Em um caso recente, uma ambulância carregando um homem com febre e dificuldade em respirar foi rejeitada por 80 hospitais e forçada a procurar horas por um hospital no centro de Tóquio que o trataria. Outro homem febril finalmente chegou ao hospital depois que os paramédicos entraram em contato com 40 clínicas sem sucesso. Leia a matéria traduzida e o original em inglês no jornal Japan Today.

Ciência

O longo processo de recuperação, após internação na UTI, inclui reaprender a respirar. Leia.

Como funciona técnica que põe pacientes de covid-19 de bruços. Leia.

Brasil faz estudos de cloroquina em quase 6.000 pacientes, com resultados previstos para o fim de maio. Leia.

Combate às Fake News

Recebeu no WhatsApp algum vídeo suspeito ou notícia sobre métodos revolucionários para se proteger do coronavírus? Melhor checar antes de espalhar a novidade. Veja as nossas sugestões: você pode entrar na página do Ministério da Saúde (clique aqui) ou no site elaborado pela equipe do G1 (aqui) a fim de conferir se não é boato, alarmismo ou fake news. Outra opção é entrar na página do jornal O Estado de São Paulo, especialmente dedicada às Fake News. O jornal O Globo lançou uma plataforma que ajuda a população a se manter informada sobre tudo acerca do coronavírus. Clique aqui para acessar a plataforma. Há também uma seção inteira da Folha de São Paulo que você acessa clicando aqui.