1. Não terás outros deuses além de ti mesmo no altar do teu coração. O amor verdadeiro não é feito de idolatria insensata e cega a filhos, pais e parceiros, mas de laços que crescimento, respeito, apoio mútuo e reciprocidade. Se um familiar ou parceiro abusa de ti, não te demores a escapar.

2. Não pronunciarás em vão palavras de amor. Há muitos parceiros indignos. Ao primeiro sinal de abuso e violência, afasta-te, denuncia e segue. Teu ideal de amor romântico pode se converter em armadilha diante de um parceiro cruel.

3. Lembra-te de santificar um dia para ti, para os teus cuidados, pessoais, tuas leituras, o cultivo da tua alma e o bem-estar do teu corpo. Ama-te, cuida de ti com carinho.

4. Honra os teus valores éticos. Eles são inegociáveis. E não permitas que tuas emoções sejam governadas pelos outros, como se fosses simples marionete. Toma as rédeas do teu destino.

5. Não matarás teu amor próprio te submetendo a violências de qualquer natureza. Não cederás a chantagens, manipulações ou promessas de amor que não se materializam em gestos de respeito. E, em hipótese alguma, ferirás teu corpo ou tirarás tua vida por causa de gente insensível que te traiu a confiança.

6. Não adulterarás tuas convicções. Perante tentativas de te humilhar, de te diminuir intelectualmente, de te ridicularizar, ergue a tua cabeça e reage.

7. Não roubarás de ti mesmo a oportunidade de crescimento profissional, de construir uma carreira, de ser independente e forte. Conquista a tua liberdade.

8. Não darás falso testemunho contra o teu parceiro nem permitirás que façam isso contigo. Alienação parental, calúnias e mentiras para denegrir um ex-parceiro devem estar fora de tua vida. São indignidades.

9. Não desejarás parceiros que te exploram financeira e emocionalmente. Não te submeterás a ser provedor de gente preguiçosa ou acomodada. É um desrespeito ao teu esforço. Escolhe andar de mãos dadas em vez de carregar o outro nas costas.

10. Não cobiçarás coisa alguma que pertença aos outros, mas as terás como inspiração para conquistar o que é teu. E terás orgulho imenso de cada uma das tuas vitórias. Neste caminho, desconfia das “esmolas grandes”, do dinheiro fácil, de desconhecidos que surgem na internet com língua dourada, corpos atraentes e promessas de amor instantâneo.

(Capítulo de hoje da Série “Abusadas”, sobre pessoas vítimas de abusos físicos e psicológicos, e golpes financeiros. por parte de parceiros. A série é publicada às quintas-feiras pela jornalista Sonia Zaghetto e pelo psiquiatra Guilherme Spadini)


📷 Eugène Delacroix – La Liberté guidant le peuple.